6 dicas para ter uma alimentação mais saudável

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Quando uma pessoa inicia uma dieta, normalmente parece algo próspero animador logo no começo. No entanto, dependendo da forma como a dieta é vista, a decisão começa virar um sério problema, onde o único caminho que se enxerga é jogar a toalha e desistir de todo o processo.

Não muito raro encontramos pessoas que já começou alguma dieta e logo depois desistiram. Isso geralmente acontece porque as pessoas não entendem que o ato de se alimentar tem relação com muitos fatores como o local que vivemos, as pessoas que nos rodeiam, além da ansiedade e do estresse que o cotidiano nos causa.

Por isso é necessário adaptar a rotina alimentar a nossa rotina. E não podemos dar ouvidos a conversas negativas de outras pessoas, que muitas vezes nos incentivam a sair da dieta. Veja algumas dicas para manter o foco quando se faz dieta.

Não saia sem ter tomado café da manhã

Algumas pessoas estudam ou trabalham muito e isso necessita de muita atenção e energia. Por isso, procure sempre tomar café da manhã antes de sair de casa.

Mas se isso não for possível, leve sempre com você algum alimento saudável, como pão de queijo low carb frigideira. Também pode preparar e levar com você um pão integral com queijo cottage.

Programe a sua alimentação

Para continuar mantendo o foco na dieta é preciso programar a sua alimentação. Essa programação antecipada é fundamental para evitar que na hora da fome você coma qualquer coisa.

A programação é ainda mais importante se você é o tipo de pessoa que passa o dia todo fora de casa. Se for o caso, procure levar com você para o trabalho ou para a faculdade uma marmita com alimentos saudáveis, assim você terá a certeza da qualidade daquela refeição.

Escolha muito bem o restaurante

Mas, e se não tiver como levar marmita? Então o jeito que tem é fazer suas refeições em restaurantes, mas não pode ser em qualquer um. Escolha muito bem o restaurante em que você vai se alimentar, de preferência, prefira aqueles que vendem por quilo.

Assim, você será mais criterioso em escolher os alimentos para montar seu prato, evitando pegar aquelas comidas mais calóricas.

Fique atento a montagem do prato

Na hora de montar o prato é preciso de muita atenção. Nunca se esqueça que um prato de quem segue uma dieta precisa ter cinquenta por cento de verduras, vinte e cinco por cento de proteínas e o restante de carboidratos complexos, que pode ser batata, cuscuz, macaxeira ou inhame.

Nunca coloque no mesmo prato mais que vinte e cinco por cento de carboidratos. E sempre procure deixar o prato colorido, além do visual bonito, é um prato nutricionalmente saudável.

Sempre faça lanche

Fazer lanche em casa é mais fácil, mas se você precisa sair, nunca dispense essa refeição tão importante.

Sempre leve com você algo que sacie sua fome sem sabotar a dieta, como barra de cereal, frutas, iogurte, sanduíche ou tapioca. Procure sempre unir proteína e carboidrato nesses lanches, ou opte por um alimento rico em fibras.

Não consuma bebidas açucaradas

Para não perder o foco na dieta evite consumir bebidas açucaradas, pois certamente vão contribuir para o ganho de peso. Ao invés de açúcar, procure usar estévia ou xilitol. E evite bebidas industrializadas que também são ricas em açúcares.

 

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