Como cuidar dos carpetes da sua casa para evitar acidentes

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O carpete é uma peça que pode ajudar muito na casa, pois faz o controle térmico, proporciona conforto e até mesmo faz parte da decoração. Porém, apesar de ser muito útil, essa peça pode muitas vezes ser difícil de limpar e dar a manutenção. E caso ele não seja cuidado da maneira correta pode ficar com aspecto feio e até mesmo acumular poeira e ácaros.

Quer saber como cuidar dos carpetes da sua casa e deixá-los bonitos como novos? Continue lendo que vamos ensinar a você como fazer isso de maneira fácil.

 

Aspirador de pó

Sabemos que os carpetes podem acumular muita poeira, principalmente os que ficam em locais de muita circulação e por isso podem sujar muito mais. A melhor maneira de cuidar desses carpetes é usando o aspirador de pó com frequência, pois assim ele consegue deixar o tapete mais limpo.

Mas apenas ele não é suficiente para poder deixar tudo limpo, por isso passe um pano úmido pelo menos uma vez por semana.

Não passe o pano úmido muitas vezes no carpete, pois isso pode causar mofo e mau cheiro no local.

Mas lembrando que a limpeza do carpete com aspirador de pó é apenas superficial. Para uma limpeza completa o aconselhável é usar uma máquina específica para limpeza de estofados e tapetes.

Uma dica para facilitar a limpeza dos carpetes com o aspirador de pó você pode espalhar um pouco de amido de milho 30 minutos antes de começar a limpar. Depois passe o aspirador de pó e limpe muito mais fácil.

 

Tirar manchas do carpete

Como o carpete ocupa o cômodo todo é muito fácil de cair líquidos e causar manchas no local. Assim que cair algum líquido no local, limpe com um pano até secar completamente.

Já para remover manchas a mistura é mais potente, porém deve ser usada com cautela para que você consiga remover a sujeira, mas sem estragar o material de que ele é feito.

Você precisará de um pano limpo e branco, sabão neutro e água morna. Molhe o pano na mistura e diretamente no local.

A água deve ser morna para não aumentar a mancha e não espalhar ela pelo carpete todo, pois isso não substitua por água fria ou gelada.

 

Qual a frequência de limpeza

Apesar de parecer que não suja muito, o carpete pode esconder a sujeira e assim você tem uma falsa impressão de que ele está limpo e demora mais para fazer a manutenção. Porém, para evitar acúmulo de poeiras e ácaros, é preciso uma limpeza mais periódica.

O ideal é que a limpeza seja feita pelo menos uma vez por semana, pelo menos superficialmente. E uma limpeza pesada pelo menos a cada 3 ou 6 meses, dependendo da sua casa, e do acúmulo de poeira que ele acaba tendo.

Posso limpar carpete com vassoura

Muitas pessoas utilizam a vassoura para limpar os carpetes de casa, apesar de ser uma das maneiras mais comuns utilizadas é exatamente a menos recomendada. Já que ao varrer a casa a vassoura levanta poeira e pode acabar espalhando ela por toda a casa e carpete, no lugar de limpando de verdade.

Veja Mais

Saiba o que faz um dermatologista (Foto: internet)

Saiba o que faz um dermatologista

Os médicos dermatologistas são completamente essenciais para que as pessoas consigam ter um bom atendimento médico em relação a pele, às mucosas,

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *