Entenda como lidar com a depressão é na terceira idade

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

No ano de 2015, quase 400 milhões de pessoas em todo o mundo estavam sofrendo com a depressão. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em um novo relatório que tem aumentado o número de pessoas diagnosticadas com essa doença e que neste momento, ela é o principal motivo de incapacitação física e mental.

Há muitos anos, a depressão foi considerada uma doença séria, que além de incapacitar a pessoa de atividades simples e diárias, também pode em casos mais graves, levar uma pessoa a cometer suicídio. Por esta razão, é muito importante conhecer bem essa doença para que no primeiro sinal, a ajuda possa ser dada de forma correta.

O que é depressão?

A depressão é uma doença que pode atingir qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Geralmente seus sintomas vão acontecendo aos poucos, e dificilmente é percebida no início. Essa doença acomete as pessoas tirando delas o prazer de viver, de fazer coisas que antes davam muito prazer.

A depressão atinge diretamente o humor, causando uma tristeza profunda e insistente. Esse problema de saúde mental é considerado como o ‘Mal do século’, provocando uma diminuição ou falta de interesse geral.

Saber como acabar com a depressão tem sido uma busca incessante de alguns pesquisadores. O que se sabe é que, além de outras formas de tratamento, o amparo da família é imprescindível.   

O que ela causa?

A depressão é uma doença que afeta não apenas a saúde mental como física. Uma pessoa deprimida pode sentir muito sono ou insônia, pode sentir muita fome ou falta de apetite, pode sentir vontade de sair andando sem destino ou de ficar recluso na sua casa, no seu quarto.

A pessoa com depressão não vê graça em nada, não tem prazer em nada. É uma pessoa apática, pessimista, insatisfeita e insegura. É uma pessoa com sentimento de muita dor e culpa, amargurada e desencantada.

Mas a depressão não causa somente esses problemas de comportamento, ela também afeta diretamente a saúde física.

Tal doença pode causar esgotamento físico, dificuldade para se concentrar, perda do desejo sexual, dores pelo corpo, má digestão, prisão de ventre, gases, tensão muscular e cefaléia. Além desses, é muito comum que pessoas depressivas também tenham algum problema relacionado aos nervos e ansiedade.

Por causa dos efeitos dessa doença, é necessário que o tratamento seja realizado com um médico especializado, com a ajuda de alguns medicamentos. Pois, você terá muita dificuldade de saber como combater a depressão sozinho.

Suicídio

Por medo ou vergonha de mostrar o problema que tem, algumas pessoas se afundam na depressão. No mundo todo, uma a cada vinte pessoas sofrem de depressão e de acordo com a OMS, nos próximos anos essa doença vai ser muito comum, atingindo mais pessoas do que outras doenças, ultrapassando até mesmo o câncer e doenças ligadas ao coração.

A depressão é a principal causa de suicídio nos nossos tempos, onde a cada quinze de cem pessoas com essa doença colocam fim a suas vidas. Por se tratar de uma enfermidade que se agrava lentamente, sendo evidente apenas quando o quadro já estar avançado, muitas vezes a ajuda chega tarde.

Muitas dessas pessoas não queriam tirar a vida mas, estava pedindo por ajuda de uma forma desesperada, enquanto que a minoria queria pôr fim a um sofrimento que só era seu. É por causa desses motivos, que hoje a depressão é uma doença tão temida no mundo todo.  

Veja Mais

Saiba o que faz um dermatologista (Foto: internet)

Saiba o que faz um dermatologista

Os médicos dermatologistas são completamente essenciais para que as pessoas consigam ter um bom atendimento médico em relação a pele, às mucosas,

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *