5 dicas de atividades e hobbies para idosos

A ideia de que um idoso deve permanecer sem fazer nada em uma certa fase da vida e apenas descansar, pois é isso que a idade tem para lhe oferecer, é uma grande balela.

A verdade é que praticar alguma atividade e descobrir um hobby pode fazer com que o idoso seja muito mais feliz e prolongue ainda mais seus dias de vida.

É muito importante que pessoas com a idade mais avançada cuidem da mente para evitar que problemas como a depressão afetem seu dia a dia e sua saúde como um todo, e foi pensando nisso que separamos aqui algumas ideias que podem fazer com que o idoso aproveite seu tempo livre com muito mais qualidade. Confira!

1. Jardinagem

A jardinagem pode ser uma ótima terapia ocupacional para os idosos e é capaz de prevenir doenças como a depressão. 

Cuidar de um jardim é uma ótima opção para aqueles que não saem muito de casa e precisam de uma atividade para gastar energia e ocupar o tempo. 

A jardinagem evita que o idoso fique indisposto e sinta dores no corpo, podendo ser bastante útil para o que não pode se exercitar de forma convencional.

2. Leitura e escrita

Manter o hábito de ler e escrever é essencial em qualquer idade, e se tratando da terceira idade, é ideal para manter o cérebro ativo e com um bom desempenho. 

Além de ser um ótimo passamento, a leitura para idosos tem contribuído para atrasar ou impedir a chegada de doenças neurológicas degenerativas.

Seja um livro que conta uma história ou uma bíblia nvi, ao procurar ler livros de diferentes narrativas e autores, o idoso consegue aumentar o vocabulário e possibilitar melhores condições de expressão e uma comunicação mais clara. 

Ter um diário ou escrever pequenos contos de determinados períodos da vida também ajuda no combate à perda da memória. 

3. Dança

Além de ser muito divertida, a dança é uma atividade conhecida por melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Dançar libera endorfina, dopamina e serotonina, que são hormônios que dão a sensação de prazer, então quando dançamos, nosso corpo relaxa à medida que os músculos vão dispersando a rigidez e o estresse.

Para os idosos, dançar melhora as articulações, o ritmo, a resistência, o equilíbrio, além de aprimorar as funções digestivas, respiratórias e neuromusculares.

Com a permissão e auxílio profissional, a dança pode proporcionar melhorias físicas, aguçar a concentração, a noção espacial e promover a socialização com os outros.

4. Viagem

Nunca é tarde para conhecer novos lugares, e viajar se tornou uma opção muito procurada pela terceira idade nos últimos tempos. Surgem cada vez mais pacotes de férias pensados especialmente para suprir as necessidades dos viajantes mais velhos.

Mesmo que a viagem precise ser planejada de uma forma mais cautelosa para evitar imprevistos, programar uma viagem, roteiros de passeios, hotéis e voos, pode deixar o idoso mais animado, pois fará com que se sinta útil e vivo.

5. Pintura

A pintura é uma ótima opção para os idosos amantes de arte ou os que gostariam de libertar sua imaginação.

Pintar trabalha a concentração e estimula ambos os lados do cérebro, tanto o direito, que está relacionado com o uso da criatividade, quanto o esquerdo, que implica o lado lógico e racional. 

Outro benefício da pintura na terceira idade é o aumento da autoestima e da confiança, pois os idosos vão ter a chance de compartilhar seu trabalho com as pessoas que amam e se desafiar a melhorar cada vez mais.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019