5 dicas para projetar aplicativos móveis de saúde para idosos

A maioria dos designers vem de uma geração mais jovem e muitas vezes esquece que os idosos estão utilizando sua tecnologia e seu número está crescendo.

Existem mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis em seu telefone celular e 165.000 deles são aplicativos de saúde móvel.

Saúde digital é uma categoria inclusiva e seu aplicativo deve ser projetado para todas as faixas etárias para garantir sua facilidade de uso entre os usuários, mesmo pelos menos versados ​​em tecnologia. 

Com isso, o gbwhatsapp atualizado 2021 também permite essas alterações para poder deixar o seu uso ainda mais acessível. 

Aqui estão 5 dicas rápidas a serem consideradas ao projetar um aplicativo que provavelmente será usado por um público mais velho.

Tamanho da fonte

O tamanho da fonte e o estilo são importantes. Use fontes Open Sans e San-Serif.

A perda de visão geralmente se desenvolve com a idade. Mantenha o tamanho da fonte o maior possível, dependendo do dispositivo. 

Se seu aplicativo é voltado para um público mais velho, a fonte precisa ser visível e clara. Bem como o estilo.

A hipermetropia é um problema de visão comum em uma idade, tornando mais difícil ver e ler para ver as coisas perto deles, exigindo óculos de leitura. 

Ao projetar seus aplicativos, considere manter a fonte ao mínimo. Fontes simples são recomendadas.

Cor

Certas cores podem ser mais difíceis de ler, pois a visão diminui. Evite texto azul e mantenha os níveis de contraste altos. 

Um bom exemplo disso é ter um fundo branco ou claro com a fonte preta. Esses tipos de cores de fonte são mais fáceis de navegar.

Tamanho do botão

Minimize o número de seleções de botão em cada tela e aumente o tamanho do botão, mantendo-o grande o suficiente para que alguém toque com o dedo humano. 

Qual deve ser o tamanho da torneira? A Apple recomenda 44 pixels de largura e 44 pixels de altura.

Nem sempre é prático criar botões dessa maneira, mas esses pixels recomendados são ideais. 

Lembre-se de que muitos idosos provavelmente não estão aproveitando o design mais recente fora do Facebook ou de outros aplicativos populares.

Audição

Um aplicativo projetado com opção de áudio ou leitura em voz alta ajudará muito os usuários com deficiência ou completamente cegos.

Ter um áudio que diga o nome do item de ação ou as informações mostradas a eles em seu aplicativo também forneceria uma grande ajuda para esses usuários.

Um exemplo de aplicativo com um bom design com áudio é o Duolingo, um aplicativo de aprendizado de idiomas. 

Um público mais velho pode navegar pela tela e, ao clicar em uma palavra específica, ela é dita no idioma que ele entende.

Fácil de usar

Uma vez que os idosos podem não usar seu aplicativo em sua capacidade ideal, é recomendável testar. Lembre-se de sempre testar seu aplicativo com um público mais velho antes de lançá-lo ao público.

A capacidade de ver, usar e compreender as funcionalidades de um aplicativo aumentará o engajamento. 

Uma revolução na saúde digital está chegando. É responsabilidade do designer garantir que todos possam utilizar as ferramentas que podem tornar suas vidas melhores.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019