5 Hábitos alimentares que prejudicam o fígado

O fígado é um órgão muito importante para que o nosso corpo funcione bem. Quando esse órgão está com problemas, geralmente outros órgãos também apresentam algum tipo de problema como, por exemplo, a pele, que fica logo com uma aparência amarelada, conhecida como icterícia.

Por isso, é fundamental prezar pela saúde do fígado, para evitar problemas de saúde como gordura no fígado, hepatite, cirrose e até mesmo o câncer.

Quando alguns sintomas indicam problema no fígado, o ideal é procurar um Especialista em Hepatologia, o profissional que estuda e conhece esse órgão. Os idosos geralmente sofrem com algum problema no fígado, devido ao estilo de vida que tiveram e também por causa de outras doenças que contribuem para o surgimento de problemas nesse órgão.

Sendo assim, daremos agora algumas dicas para a terceira idade sobre como evitar alguns hábitos alimentares que fazem mal ao fígado. Confira!  

Consumir bebidas alcoólicas em excesso

Tem pessoas que, no final de semana, gostam de beber uma cervejinha ou qualquer outra bebida alcoólica e quanto a isso não tem problema algum, mas o excesso no consumo de álcool vai prejudicar muito o fígado, como também outros órgãos.

Por isso, é fundamental diminuir o consumo dessas bebidas o quanto antes. Especialmente alguns idosos que já sofrem de alguma doença e gostam de beber mais que o permitido para suas condições. Evitar o exagero no álcool é o primeiro passo para eliminar hábitos que comprometem a função hepática.

Consumir alimentos ricos em açúcares

Outro mau hábito alimentar que deve ser evitado é o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares.

O açúcar é um grande vilão não apenas na saúde do idoso, mas de qualquer pessoa em qualquer faixa etária. Ele é um dos principais responsáveis pelo surgimento de algumas doenças como diabetes e câncer, além de contribuir para a obesidade.

É preciso evitar o consumo exagerado de alimentos doces. Além disso, tem alimentos que não necessariamente são doces, mas contém açúcar como, por exemplo, pães, bolos, massas em geral.

Pouco consumo de fibras

O pouco consumo de fibras é outro péssimo hábito alimentar que muitas pessoas têm. As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para o fígado. É muito importante consumir alimentos como mandioca, batata-doce, aveia e outros que possuem grandes níveis de fibra.

Consumir pouco vegetais e grãos  

Quantos vegetais você consome diariamente? Já parou para pensar nisso? E grãos? Você costuma comê-los? Se a resposta for não, mostra que você também tem o péssimo hábito alimentar, de não incluir esses alimentos em sua dieta.

Eles são fontes de muitos nutrientes importantes para a saúde, inclusive para o fígado funcionar da maneira correta. Além de serem ricos em fibras, possuem vitaminas e minerais essenciais para evitar problemas nesse órgão.  

Consumir alimentos processados

Hoje em dia tudo é muito fácil quanto a se alimentar. Existem uma grande variedade de alimentos que podem ser comprados nas prateleiras dos supermercados, mas eles não são benéficos para a saúde.

São alimentos que contêm muitos conservantes, sódio e outros produtos químicos que contribui para o surgimento de várias doenças, inclusive doenças no fígado.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019