Anemia: o que é e como afeta o seu corpo

A anemia ocorre quando não há glóbulos vermelhos saudáveis suficientes para transportar oxigênio para o organismo. Como resultado, é comum sentir frio e outros sintomas, como cansaço ou fraqueza.

Existem diferentes tipos de anemia, mas o mais comum é a anemia por deficiência de ferro. Para isso, basta aliviar os sintomas incluindo ferro à sua dieta. Já a anemia associada à insuficiência renal crônica, exige medicamentos especiais, como a Alfaepoetina, por exemplo.

Neste post, você vai entender melhor o que é anemia, quais os tipos, sintomas, como a doença afeta o corpo e quais os principais tratamentos. Acompanhe!

O que é anemia?

A anemia é a falta de glóbulos vermelhos no sangue. Isso porque, essas células viajam por todo o corpo humano junto com o ferro e a hemoglobina, uma proteína responsável pela coloração vermelha do sangue e que também ajuda a transportar oxigênio pela corrente sanguínea para os órgãos.

Quando uma pessoa desenvolve anemia, é considerada anêmica. Estar anêmico pode levar ao cansaço extremo, você pode se sentir com mais frio do que o normal ou até sua pele pode ficar mais pálida. Esses sintomas acontecem, porque seus órgãos não recebem a quantidade de oxigênio necessária para realizar seu trabalho.

Inclusive, é bem comum as pessoas perceberem que estão com baixo teor de ferro quando vão doar sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia afeta mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo, o que representa mais de 30% da população total.

Quais os sintomas de anemia?

Uma infinidade de sintomas acontecem em todos os tipos de anemia, como fadiga, falta de ar e sensação de frio além do normal. Outros sintomas são:

  • Tontura e fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Dor ou queimação na língua;
  • Pele pálida ou ressecada;
  • Movimento involuntários na perna (síndrome das pernas inquietas);
  • Batimento cardíaco acelerado.

Como a anemia afeta o corpo?

A anemia pode ter outros efeitos sobre o organismo, além de cansaço ou frio. Outros sinais da deficiência de ferro são unhas quebradiças, ou em formato de colher, e possível queda de cabelo. O paladar também pode mudar e a pessoa também pode sentir um zumbido nos ouvidos.

Diferentes tipos de anemia podem levar a outros problemas graves. Por exemplo, pessoas com anemia falciforme geralmente apresentam complicações cardíacas e pulmonares. Se a anemia não for tratada corretamente, pode causar arritmia (batimento cardíaco irregular), aumento do tamanho do coração ou insuficiência cardíaca. Você também tem maior risco de contrair infecções e entrar em estado de depressão.

O que causa anemia?

A causa mais comum de anemia são os baixos níveis de ferro no corpo. Este tipo de anemia é denominado anemia por deficiência de ferro. Seu corpo precisa de uma certa quantidade dessa substância para produzir hemoglobina, a proteína que transporta o oxigênio por todos os órgãos. No entanto, a anemia por deficiência de ferro é apenas um tipo. Outros tipos são causados ​​por:

  • Anemia perniciosa: dietas com falta de vitamina B12, ou pelo organismo não absorver a vitamina B12;
  • Anemia por deficiência de ácido fólico: dietas com falta de ácido fólico, ou pelo corpo não conseguir processar o folato corretamente;
  • Anemia falciforme: doença sanguínea hereditária;
  • Anemia hemolítica: condição em que os glóbulos vermelhos se quebrem rapidamente;
  • Doenças crônicas: condições que impedem que seu corpo não tenha hormônios suficientes para criar glóbulos vermelhos, como hipertireoidismo, hipotireoidismo, lúpus, doença renal avançada e outras doenças crônicas;
  • Perda de sangue relacionada a condições, como úlceras, hemorroidas ou gastrite.

A anemia tem cura?

Anemias adquiridas geralmente têm cura, como aquelas associadas à baixa ingestão de ferro ou deficiência de vitamina B12.

No entanto, as anemias que ocorrem devido a outras causas, como problemas nos rins ou doenças reumatológicas, o tratamento é indireto. Ou seja, assim que esses problemas são resolvidos, a anemia é amenizada.

Já as anemias causadas por problemas na medula óssea, da qual tem um quadro mais complexo, ou devido a condições hereditárias, por serem de causa genética, necessitam de tratamentos mais específicos.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019