Artropatia do Manguito Rotador: Por que pode ocorrer em idosos?

A população idosa aqui no brasil está cada vez maior. Isso tem causado um aumento na procura por algumas especialidades médicas e uma delas é o ortopedista. 

É muito comum que alguns idosos desenvolvam problemas de saúde, especialmente nos ombros. Essa queixa atinge mais de 60% das pessoas na melhor idade.

Um dos problemas mais comuns em pessoas idosas é a artropatia do manguito rotador. Esse problema pode causar muitas dores. Será que tem cura? O que pode causar esse problema? Tem tratamento?

Tudo isso e muito mais você vai descobrir agora!

O que é Artropatia do manguito rotador?

A Artropatia do manguito rotador é na verdade uma espécie de artrose do ombro, causada por lesões crônicas na região dos tendões do manguito rotador.

Isso quer dizer que, para se desenvolver a Artropatia é necessário que tenha ocorrido primeiro a lesão do manguito rotador, e essa lesão precisa ser crônica e extensa. Geralmente essa artropatia só ocorre em idosos entre 70 e 80 anos de idade, que já possuem lesões antigas na região.

O que causa essa condição?

Não há uma causa específica para o surgimento da doença, mas alguns fatores podem contribuir para que o idoso sofra com essa condição.

Os tendões do manguito atuam para evitar que a cabeça do úmero entre em atrito com o teto do ombro, quando é preciso fazer o movimento de levantar o braço para cima.

Quando esses tendões estão lesionados, a cabeça do úmero tem um atrito fora do normal e isso pode contribuir para desenvolver a artropatia do manguito rotador.

Os movimentos repetitivos durante o trabalho ou a prática de esportes, o carregamento de objetos pesados por muito tempo, os acidentes e quedas e algumas doenças como a diabetes fortalecem as chances de surgimento da doença.

Tem tratamento para Artropatia do manguito rotador?

Sim, tem tratamento e esse é decidido de acordo com os sintomas de cada paciente.

Tem idosos que conseguem viver mesmo com esse problema existente, pois, alguns não sentem tantas dores. Já tem outros que por sentirem muitas dores, ficam incapacitados de realizar tarefas simples como a de pentear um cabelo, por exemplo.

Para aqueles que sentem algumas dores, o tratamento é feito com medicamentos e infiltrações, já para aqueles que ficam limitados por causa da dor forte, o tratamento pode incluir cirurgias, algumas para a implantação de próteses de ombro. 

A prótese para a Artropatia do manguito rotador se chama prótese reversa.

Como prevenir esse problema de saúde?

Não há uma fórmula mágica para evitar que a doença surja. O que se pode fazer é cuidar o quanto antes de qualquer lesão que apareça no manguito rotador. 

Quanto mais rápido o idoso cuidar da lesão, melhor, pois assim, evita que esta fique extensa, dando origem a artropatia.

Porque esse problema atinge os idosos?

Esse problema atinge principalmente a população idosa, devido a muitos fatores. 

Um bom motivo é porque essas pessoas já fizeram muito esforço ao decorrer da vida. Além disso, muitos nessa fase sofrem com a diabetes, que é uma doença que potencializa o grau da lesão na região.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019