Como garantir uma velhice mais tranquila financeiramente?

O corre corre é tão grande na vida do brasileiro que poucos param para pensar como será sua vida quando chegarem na terceira idade. Muitos se preocupam apenas com o presente, em conseguir trabalhar para pagar suas dívidas e desfrutar do seu trabalho árduo com tudo o que tem direito.

De uma certa forma, essas pessoas não estão erradas em pensar assim, mas é preciso se preparar para uma das fases mais complicadas da vida, a velhice.

Viver dependendo da aposentadoria pelo INSS está cada vez mais complicado e isso não é garantia de uma velhice mais tranquila. Você quer saber o que fazer agora para ter uma velhice mais tranquila financeiramente? Confira as dicas que preparamos para você e mãos à obra!

Faça um bom planejamento financeiro

A primeira coisa que você deve fazer é um bom planejamento de suas dívidas atuais. Some todas as dívidas, incluindo as parcelas que ainda irão vencer. Veja qual valor é a sua dívida total e depois comece a separar cada uma, isto é, as dívidas fixas daquelas desnecessárias.

Esse processo é fundamental para ter uma velhice financeiramente mais tranquila. Se você conseguir economizar agora, significa que você vai garantir determinado valor para o futuro. Além disso, com um planejamento financeiro você consegue saber onde está gastando seu dinheiro.

Evite os gastos com coisas desnecessárias

Todo mundo gosta de fazer compras, mas para ter uma velhice financeiramente tranquila é necessário evitar gastos com coisas desnecessárias. Você é uma daquelas pessoas que não pode ver nada que já sai comprando?

Pois então muda logo esse hábito, pois se você continuar desta forma, não vai conseguir economizar para a sua velhice.

Evite utilizar cartões de créditos ou cheque especial, pois eles têm taxas de juros e outros encargos que podem ser muito altos.

Faça algum investimento

Outra forma de garantir uma velhice mais tranquila financeiramente falando é por fazer investimentos. Por que não investir em ações?

Você pode começar fazendo um investimento pequeno. Você pode escolher várias opções entre elas: ações irbr3, cvcb3, mglu3 e outras. Com seu dinheiro investido em ações, você conseguirá um bom retorno financeiro no futuro.

Outra forma de fazer investimento é comprando imóveis, dessa forma você garante uma renda passiva por meio dos aluguéis.

Esteja atualizado quanto ao mercado de trabalho

Todos nós estamos acompanhando como a população brasileira está envelhecendo, e a verdade é que a maioria dos idosos ainda trabalham. Por este motivo é importante estar atualizado quanto ao mercado de trabalho.

É importante pensar que isso será um ponto positivo quanto ao seu planejamento de economia e de investimento. Enquanto você recebe a aposentadoria de um lado, ganha o salário do outro.

Faça uma reserva financeira

Economizar nem sempre é fácil, principalmente para quem gosta de gastar. Mas fazer uma reserva financeira é necessário para quem deseja uma velhice tranquila.

Para isso é preciso ter muita disciplina. Algumas ações são necessárias, como por exemplo, ter um estilo de vida mais econômico, evitando o desperdício financeiro. Dessa forma fica mais fácil fazer uma reserva e garantir uma velhice sossegada.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019