Como incentivar o idoso a ser mais ativo?

Alguns idosos sentem muita dificuldade para realizar algumas atividades do cotidiano, alguns não conseguem lembrar de muitas coisas e por isso ficam dependentes de outros. Mas o que pode ser feito para tornar um idoso mais ativo e independente?

Várias coisas podem ser feitas para ajudar um idoso nesse sentido, e muitas delas podem ser feitas em casa por pessoas da própria família.

É preciso oferecer ao idoso um envelhecimento com qualidade de vida, e isso só é possível se o mesmo for ativo. Você tem um idoso em sua casa e não sabe o que fazer para torná-lo mais ativo? Veja algumas dicas neste artigo.

Utilize um quadro de lembretes

Uma das coisas que pode ser feita para deixar o idoso mais ativo é utilizar um quadro de lembretes, mas não para você e sim para o idoso. Já que esse quadro será para o próprio idoso, então as letras precisam ser grandes e os avisos precisam ser claros.

O quadro precisa ficar em um ambiente da casa que o idoso tenha acesso, pois só assim ele verá as informações e lembretes contidos.

Neste quadro pode estar alguns lembretes sobre a hora de tomar remédios, horários de fazer exercícios e algumas tarefas que devem ser feitas naquele dia.

Estimule o lado cognitivo

Para que o idoso seja mais ativo é preciso estimular o lado cognitivo dele. E algumas tarefas podem ajudar muito o idoso a exercitar a parte cognitiva. Por exemplo, peça para que ele ajude na lista de compras do supermercado ou peça um comentário sobre um filme ou novela que ele tenha assistido.

Se o idoso tiver um cartão de crédito, por exemplo o cartão de crédito Bradesco, peça para que ele detalhe a fatura do cartão, assim ele irá exercitar a mente.

Outra coisa que pode ajudar na parte cognitiva do idoso são os jogos de quebra-cabeça, xadrez ou palavras-cruzadas.

Ajude na prática de exercícios físicos

Os exercícios físicos também contribuem muito para que o idoso seja mais ativo. Todos os idosos devem praticar algum tipo de atividade física, mas isso precisa ser acompanhado por um especialista e também por um médico.

Os exercícios fortalecem a musculatura e também os ossos, deixando o idoso mais confortável para se locomover e para ser mais independente.

Incentive nas atividades domésticas

As atividades domésticas também podem ser uma excelente opção para estimular o idoso a ser mais ativo. Você pode pedir a ajuda dele para dobrar uma roupa ou para regar as plantas, qualquer coisa que esteja dentro dos limites do idoso e que ele tenha condições de fazer sozinho.

Além de ajudar o idoso a ser mais ativo, ele vai se sentir mais útil. Além disso, essa atividade vai contribuir para a socialização entre os parentes.

Peça ajuda na cozinha

Você também pode pedir ajuda do idoso ou da idosa na cozinha. Peça para que ele ensine ou participe de uma receita de família. Além disso, esse tipo de atividade traz boas memórias para o idoso, ajudando no entrosamento com as pessoas ao seu redor.   

Sendo assim, sempre o inclua na hora de preparar algo para comer, nem que seja para fazer uma salada ou apenas ajudar na montagem da mesa.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019