Como se preparar para ter qualidade de vida na velhice

É bem provável que você já tenha adotado hábitos saudáveis na sua vida. Mesmo que nunca tenha feito isso, nunca é tarde para que novas mudanças sejam realizadas para manter e melhorar a saúde.

São pequenas mudanças no seu estilo de vida que pode trazer um grande impacto na vida, por isso, vamos dar algumas dicas agora mesmo.

Caso não se motive a ter novos hábitos sozinho, uma dica é procurar pela ajuda de uma pessoa. Por isso, Saiba mais sobre Home Care.

1 – Fisicamente ativo para corpo e mente saudável

Manter o físico ativo ajuda a compensar os efeitos do envelhecimento. Praticar atividades regularmente vai melhorar o seu equilíbrio, além de ajudar no movimento, humor e reduzir a sensação de depressão e ansiedade.

Vai ser uma parte bem importante do gerenciamento das doenças crônicas, como doenças cardíacas, hipertensão, osteoporose, câncer de mama e colón.

Qualquer atividade vai ser melhor do que nenhuma, por isso, a recomendação é 150 minutos de uma atividade de intensidade moderada por semana.

Isso tudo pode ser dividido em 30 minutos ativos por dia, aos cinco dias da semana. A recomendação também é buscar fortalecer os músculos duas vezes por semana. 

2 – Socialmente ativo com familiares e amigos

Ter algum tipo de esforço para manter os seus amigos e familiares próximos vai ser muito importante para a sua saúde.

As pessoas que possuem maior atividade social têm maior probabilidade de passar por um momento mais positivo no humor, sem sentimentos negativos e com atividade física também.

Caso não tenha nenhuma atividade social, procure alguma forma de se reencontrar com velhos amigos ou faça novos.

É possível encontrar pessoas que tenham interesses semelhantes em grupos religiosos, academias, atividades voluntárias ou qualquer outra coisa que corresponda com o que você gosta.

3 – Cuide da alimentação também

Para ter uma alimentação do qual o seu corpo precisa e também reduzir o risco de doenças crônicas, é importante procurar comer alimentos integrais que possuam bastante fibras.

Além disso, diminuir a quantidade de gordura saturada na sua dieta. Contar com um plano alimentar pode ajudar bastante a atingir esse objetivo.

Procure incluir fontes de todos os tipos de nutrientes na sua alimentação, evitando processados assim que possível. 

Existem algumas dietas que podem ser mais fáceis de entrarem dentro de todos os termos, mas para saber mais sobre isso, é sempre importante procurar um profissional que faça a orientação. 

4 – Continue indo ao médico

Os exames reguladores diretamente, ou seja, visite o seu médico, mas também dentistas, oftalmologista, profissionais especializadas para poder detectar qualquer problema precocemente.

Faça tudo antes que os sinais sejam ainda maiores. Caso já tenha alguma condição médica e tome medicamentos, os cuidados são outros.

Por isso, é possível marcar uma consulta diretamente com geriatra para fazer esses cuidados especiais no tratamento de idosos.

Depois de uma consulta inicial, é possível chegar diretamente aos especialistas, para coordenar os cuidados e tratamentos específicos, com um plano sob medida do que precisa.

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