Cuidador de idosos: como fazer uma boa contratação?

Quem tem idoso em casa sabe que todo cuidado é pouco. Nessa idade a pessoa fica mais vulnerável a diversos acidentes e também fica com a mobilidade comprometida. Por isso, muitas famílias optam por ter um profissional capacitado para dar a atenção e o cuidado que merecem.

Os cuidadores de idosos são profissionais habilitados para lidar com as dificuldades dessa classe. Mas para fazer a contratação de um bom profissional é preciso seguir alguns requisitos. Neste artigo você vai aprender como fazer uma boa contratação de um cuidador de idosos. Continue lendo até o final!

Averigue o nada consta

Quando você receber o currículo do profissional cuidador de idosos, verifique o nada consta. Você também pode fazer uma consulta CNPJ, para saber mais sobre o profissional.

Alguns cuidadores de idosos não são legalizados, ou seja, trabalham por conta própria. Outros trabalham diretamente para uma empresa. Já alguns trabalham como micro empreendedores, ou seja, formalizados.

Independente de sua escolha é importante fazer a consulta do nada consta para ter a certeza que o profissional não tem nenhum antecedente criminal.

Faça uma boa entrevista

Na entrevista, não se apegue apenas às perguntas tradicionais, querendo saber onde o profissional trabalhou e o motivo de ter saído. Essas perguntas são importantes e devem ser feitas, mas é preciso saber mais sobre a pessoa.

Você só vai conhecer um pouco mais sobre o candidato se deixá-lo à vontade e fazer perguntas do cotidiano. Além disso, pergunte o porquê de ter escolhido essa profissão, o que ele espera de tal contratação, se ele tem parentes idosos em casa e outras.

Fazendo perguntas você irá saber mais ou menos que tipo de profissional é o candidato.

Veja as referências do profissional

Analise as referências do profissional. Procure saber se ele era um bom funcionário, se houve algum problema nos empregos anteriores, quanto tempo está atuando na área e muito mais.

Se possível converse com cada antigo empregador para ter a certeza que o profissional é experiente e capacitado para cuidar do seu idoso.  

Faça uma lista das necessidades

O cuidador de idosos já tem uma noção de quais são suas tarefas, mas é interessante também você preparar uma lista com algumas tarefas e especificações para que o profissional analise antes da contratação.

Dessa forma, você vai evitar que depois da contratação, haja algum desentendimento quanto ao tipo de serviço que deve ser realizado. 

As necessidades dos idosos são muito semelhantes, mas em alguns casos é necessário realizar tarefas específicas, e isso precisa estar muito bem resolvido antes, para que ninguém saia perdendo.

Coloque câmeras de monitoramento

Durante o período de teste, não confie só na palavra do profissional, coloque câmeras de monitoramento para que todas as ações do profissional fiquem registradas. A partir das filmagens, você poderá ter uma noção se o cuidador é mesmo o ideal para você ou não.

Tenha familiares por perto

Os idosos são pessoas frágeis e precisam de ajuda. Mesmo contratando um cuidador de idosos, mantenha os familiares por perto para garantir a segurança e integridade do idoso. Assim, se algo estiver errado, você logo ficará sabendo.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019