Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

É o sonho de qualquer pessoa envelhecer com uma boa saúde física, mental e espiritual, mas a saúde bucal não deve ser deixada de lado.

Algumas pessoas têm a ideia de que perder os dentes é um processo natural do idoso e isto não é verdade. Se cuidados da maneira correta, com uma boa higiene bucal diariamente, os nossos dentes podem durar a vida inteira.

Os cuidados com os dentes devem começar desde a infância e se estenderem até a terceira idade, pois a falta de cuidado com a boca pode causar problemas de saúde em todas as idades, mas nessa fase da vida, pessoas idosas ficam mais vulneráveis a elas.

É de extrema importância que pessoas na terceira idade pensem com carinho e não descartem a ideia de buscarem planos odontológicos em Cuiabá.

Cuidados necessários para a saúde bucal na terceira idade

No geral, a base de higienização não muda ao longo da vida. Escovar os dentes alguns minutos após as refeições, utilizar o fio dental diariamente, todos esses cuidados básicos. Mas cada fase de nossas vidas envolve mudanças e cuidados diferentes com a higienização bucal.

Há também algumas condições de saúde específicas que afetam alguns idosos, e tudo isso modifica o modo como devem ser feitos os cuidados com os dentes na terceira idade.

Tendo tudo isso em vista, não deixe de visitar regularmente o dentista, para que ele te guie pelo caminho que deve seguir se tratando de higienização bucal. Mas alguns cuidados básicos incluem:

·         Escovar os dentes na intensidade correta. Nem muito forte e nem muito fraca;

·         Caso o paciente utilize prótese dentária, higienização da prótese;

·         Balas ou gomas de mascar sem açúcar para auxiliar na salivação;

·         Aumento no consumo de água;

·         Alimentação balanceada de acordo com a necessidade e saúde do idoso.

Problemas odontológicos comuns que acometem pessoas idosas

Conforme a idade vai aumentando e o corpo envelhecendo, o ser humano tende a ficar mais vulnerável e as doenças passam a ser comuns em adultos acima de 55 anos.

O mesmo acontece com a saúde bucal na terceira idade. As proteções naturais do corpo vão caindo conforme a idade vai chegando e isso pode fazer que surjam doenças bucais que farão com que seja necessário que busque a ajuda de um dentista.

Alguns desses problemas costumam ser:

·         Cárie nos dentes ou na raiz;

·         Dentes sensíveis;

·         Gengivite.

Porém, existem doenças bucais que não afetam apenas a saúde bucal do idoso. Elas podem ser mais sérias e causar problemas mais graves e merecem um alerta maior. Algumas delas, são:

 

Câncer de boca

Essa doença se caracteriza por tumores malignos que atingem a boca e também a garganta.

Os principais causadores dessa doença são o álcool e o fumo, e ela pode se desenvolver nos lábios, na gengiva, na língua e nas glândulas salivares.

Doença periodontal

A saúde bucal da terceira idade não se limita apenas aos dentes. A gengivite e periodontite podem ser perigosas.

Ao longo dos anos a gengiva vai ficando mais sensível e a gengivite é o estágio inicial da doença periodontal.

Caso não seja tratada corretamente, pode levar a uma periodontite, que atinge o tecido de sustentação da boca. A causa para que isso aconteça é o acúmulo de placas bacterianas ao redor dos dentes.

Portanto, previna-se. Nunca é tarde para procurar um dentista para idosos.

Grande parte das complicações e doenças bucais podem ser evitadas, e com visitas frequentes ao dentista e cuidados necessários, seu caminho com seus dentes será sem estresse e preocupações.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019