Depressão em idosos: sinais e tratamento

A depressão na terceira idade pode ser encarada como um transtorno mental, mas também emocional que afeta os adultos mais velhos.

É normal sentir tristeza, mas é importante entender que a depressão tem uma longa duração, não sendo algo normal do envelhecimento.

Essa tristeza pode trazer consequências, pode ser a causa da pressão nos idosos.

Os idosos tem uma grande probabilidade de acabar sofrendo com a depressão. Principalmente, a depressão em que não tem todos os sintomas de uma depressão maior.

No entanto, é importante estar atento, pois pode acabar se agravando se for não tratada.

Além disso, a depressão na terceira idade pode diminuir a qualidade de vida, além de aumentar o risco do suicídio.

Confira os sintomas que precisam de observação, assim como formas de tratar essa doença silenciosa e que precisa de atenção:

Causas da depressão em idosos

Conforme nós envelhecemos, é normal que percebemos que estamos passando por mudanças importantes na nossa vida. E essas mudanças pode aumentar o risco da depressão.

Problemas de saúde são um fator por conta de doenças e deficiências, severas ou crônicas, assim como declínio cognitivo, trazendo danos a nossa imagem que contribuem para depressão.

Há também o sentimento de isolamento e solidão, pois muitos moram sozinhos. Com as mortes, o círculo de amizades também diminui.

Em outros casos, idosos precisam se deslocar para outros lugares. Por doença, falta de mobilidade e outros acabam desencadeando essa solidão e depressão.

Depois de passar muito tempo trabalhando, se aposentar também traz uma falta de sentido de propósito.

Questiona-se a identidade, status, além de segurança financeira e autoconfiança. Tudo isso aumenta o risco de depressão.

Com as limitações físicas nas atividades que gostamos de fazer, também ficamos sem a noção de senso de propósito.

Os nossos medos também incluem ter medo de morrer e medo da morte, passando por um monte de problemas financeiros e de saúde.

Lidar com esse medo também mostra a morte de amigos, familiares ou a perda de um parceiro, algo bem comum para causar a depressão em idosos.

Condições médicas que podem agravar a depressão

É bem importante saber que alguns problemas médicos podem ser um dos fatores que causam a depressão em idosos, seja através de forma mais direta ou ainda como uma reação a outra doença.

Essas doenças incluem:

  • Câncer
  • Deficiência de vitamina B12
  • Demência e Alzheimer
  • Diabetes
  • Distúrbios da tireoide
  • Doença do coração
  • Esclerose múltipla (EM)
  • Lúpus
  • Parkinson

Como tratar a depressão?

O tratamento da depressão para os idosos tem abordagens que são bem amplas, contando com atendimento clínico, assim como psicológico e social.

Tudo deve ser adequado as condições e necessidades de cada pessoa, por isso, é importante entender como tratar depressão em idosos.

A terapia também é um dos fatores mais importantes para conseguir um tratamento para a depressão.

Em alguns casos, também vai ser necessário começar a usar medicamentos que possam favoreces o equilíbrio das substancias químicas.

De qualquer forma, qualquer indicação de tratamento deve ser proveniente de um médico especialista.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019