Descubra como a higiene do lar pode ajudar na saúde de um idoso

Todos nós sabemos que uma pessoa idosa requer uma série de cuidados, começando pela casa onde ele mora. Esse ambiente precisa ser o mais adequado possível para que o idoso tenha uma boa saúde.

Não estamos falando apenas das adaptações que ocorrem numa casa que tem um idoso como, por exemplo, colocar barra de apoio e evitar tapetes espalhados pela casa. Estamos falando de limpeza geral, deixar a casa mais higiênica para quem já chegou na terceira idade.

Neste artigo você vai ver como um lar higiênico contribui significativamente para a saúde de uma pessoa idosa. Você vai ver também algumas coisas que podem ser feitas para que esse ambiente seja o mais seguro e proporcione muito bem-estar.

Como a higiene do lar contribui para a saúde?

Uma casa bem organizada, limpa e cheirosa pode contribuir muito para nossa saúde física e mental. Além disso, um ambiente desses causa uma sensação de bem-estar e conforto muito grande, especialmente para quem é idoso.

Quando o lar é um ambiente sujo ou quando a pessoa não dá tanta atenção em alguns pontos, é natural que alguns membros da casa adoeçam, devidos a essas condições.

Por isso, é sempre bom fazer uma faxina detalhada em pontos específicos para não deixar escapar nenhuma sujeira.

Dicas para deixar a casa do idoso limpa

A casa de um idoso precisa ser limpa completamente, isso vai garantir boa saúde e melhor qualidade de vida. Às vezes o problema é bem aparente e outras vezes o problema precisa ser investigado. Veja alguns lugares de uma casa que precisa de bastante atenção.

Banheiro

O banheiro é um dos lugares principais de uma casa que merece muita atenção. Por exemplo, toda casa já passou ou passa por entupimento de vaso sanitário. Neste caso o ideal é contratar uma empresa especializada, a desentupidora.

Para contratar uma desentupidora vaso sanitário bh, basta procurar na internet. Você pode fazer a contratação do serviço através da loja online.

Além de entupimento de vaso, também tem o entupimento de ralos e lavagem mal feita do piso de cerâmica. Tudo isso contribui para a proliferação de fungos e bactérias que prejudicam diretamente a saúde do idoso, muitas vezes já fragilizada por outras comorbidades.

Cozinha

A cozinha é outro local da casa que precisa de atenção redobrada. Na cozinha existem muitos pontos que requerem muito cuidado. Por exemplo, é comum as donas de casa terem um lixeiro na cozinha, muitas vezes, perto de lugares onde se prepara as refeições. Isso é um perigo, pois pode contaminar os alimentos.

Também é preciso limpar com regularidade a geladeira para evitar contaminação cruzada.

Área de serviço

A área de serviço é também um ambiente que pode oferecer riscos para a saúde. É preciso ver se não há vazamentos, se não há sujeira nesse ambiente que possa comprometer a saúde do idoso.

Vazamentos nessa área é frequente, por isso, caso aconteça, chame uma desentupidora para resolver o problema. Se o vazamento continua pode criar fungos que são prejudiciais para a saúde.

Quarto

No quarto que o idoso dorme é preciso deixá-lo limpo contra qualquer tipo de poeira, umidade e mofo. Por isso, a limpeza nesse ambiente deve ser constante.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019