Enfermagem domiciliar: Saiba como contratar um bom enfermeiro particular

Se tratando de cuidados especiais, tanto para idosos, quanto para pacientes com alguma doença ou deficiência, é muito importante escolher o profissional certo para executar o trabalho de forma eficiente e, acima de tudo, segura.

As tarefas de enfermagem domiciliar começam com o simples acompanhamento do quadro de saúde do paciente e podem ir até a aplicação de medicação, higiene pessoal e limpeza adequada de sondas, tubos e outros aparelhos.

E mesmo que pareça uma tarefa simples, é uma escolha muito complexa saber qual o profissional ideal para o trabalho. E é direito de quem o contrata escolher desde se usará scrubs, até a forma como deve tratar o paciente.

Confira a seguir algumas dicas de como contratar um bom enfermeiro particular.

Estude o currículo

Para ser enfermeiro, o profissional precisa ser graduado no curso superior de Enfermagem que tem duração de 5 anos e estágio obrigatório.

E até mesmo os outros profissionais da área, como os técnicos e auxiliares, é fundamental que cumpram com um curso específico e reconhecido, também apresentando diploma.

É de extrema importância conferir esses dados e checar o currículo para contratar o enfermeiro particular. Você deve chegar desde a formação do profissional, até os estágios realizados ou cargos exercidos.

Confira o registro

No país, o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar os profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes) é o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que é parceiro do Governo e está presente em todos os estados.

O registro do profissional nesse órgão é o que autoriza o seu trabalho dentro de cada estado no Brasil. E é um ótimo indicador para quem deseja contratar enfermagem domiciliar, pois demonstra além de confiabilidade, atenção aos padrões de ética e valores.

 

Verifique as experiências

É preciso ter em mente que o enfermeiro home care vai lidar diretamente com a sua família além do paciente necessitado de cuidados médicos. Por isso, verificar as experiências do enfermeiro é um ponto crucial para escolher aquele que fará um trabalho de qualidade.

Faça uma entrevista com todos os candidatos e pergunte sobre experiências anteriores, como por exemplo: quais as tarefas executa/já executou, quanto tempo trabalhou com paciente, por qual motivo saiu, o que aprendeu, o que gostava ou não de fazer, que tipo de paciente e problemas atendia, dentre outras coisas da sua escolha.

Dessa forma, o responsável pode afunilar suas opções até alcançar os enfermeiros que realmente se encaixam com a necessidade do paciente em home care.

Investigue as habilidades

Saber quais são as habilidades específicas do profissional é imprescindível para contratar um enfermeiro particular, principalmente porque cada um deles faz um trabalho diferente.

E essa pesquisa e escolha vai depender exclusivamente do que a família e o paciente precisam. Procure saber se o candidato possui conhecimentos em limpeza ou em administração de medicação, e também se ele já trabalhou com as necessidades do paciente em questão.

Procure referências

Antes de contratar o enfermeiro home care, consulte referências e recomendações do mesmo. Colha essas informações em fontes confiáveis e que já contrataram os serviços do profissional.

Consultar as avaliações também ajuda a filtrar o perfil de enfermeiro ideal para a necessidade da família e do paciente.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019