Entenda os benefícios das redes sociais para os idosos

Quem diz que as redes sociais servem apenas para os jovens está completamente enganado, pois o número de idosos presentes nas plataformas digitais é significativamente grande hoje em dia.

E deveria ser até maior, principalmente porque pode ter um impacto extremamente positivo no pessoal da terceira idade. Então, se você quer saber quais são os benefícios das redes sociais para os idosos, continue lendo a seguir.

Qual a relação entre tecnologia e idosos?

Em muitos casos, envelhecer não é uma tarefa fácil e muitas coisas vão mudando ao longo dos anos. Algumas situações exigem constante aprimoramento e adaptação e, neste caso, entra também a tecnologia, que tem como objetivo abrir horizontes a todas as gerações, inclusive para a terceira idade.

Por isso, a inclusão do idoso no mundo digital é importante para que ele não se sinta excluído em meio a tantos avanços.

Aproximação das redes sociais 

A internet é poderosíssima em aproximar as gerações em um só lugar e através disso é possível compartilhar experiências e histórias que podem servir de aprendizado para quem está crescendo. 

Muitos idosos que já estão aposentados utilizam as redes para expressar sentimentos, expor ideias, além de manterem contatos com amigos, fazerem novas amizades ou conversarem com parentes distantes, contar como foi o dia, combinar passeios e diversos outros assuntos.

O Facebook é uma das plataformas mais fáceis para mexer, mas o Instagram também é ótimo para idosos que gostam de acompanhar o dia a dia de artistas, além de ser uma ótima rede social para idosos mais modernos que desejam empreender na internet para passar o tempo; neste caso é válido até mesmo procurar saber Como ganhar seguidores no instagram.

Melhorias na comunicação

Como foi dito anteriormente, as redes sociais aproximam os idosos da família e amigos, principalmente quando moram longe e mais ainda em tempos de pandemia, então elas podem ajudar a diminuir a solidão e até mesmo a depressão, que infelizmente é algo muito frequente na terceira idade.

Além disso, por meio da internet, eles podem se informar mais sobre novidades e estar por dentro das notícias que contribuem para sua cultura.

Aprendizado

O aprendizado também é um fator que vale a pena destacar, pois nas redes sociais os idosos aprendem tanto a mexer nas ferramentas, quanto a se inteirar das novidades que são publicadas e compartilhadas. Além de que é uma ótima opção para abranger as possibilidades de hobbies, por exemplo. 

Muitos idosos têm um pouco do seu mundo em páginas no Facebook e canais do YouTube focados em culinária, que é algo que a maioria deles ama. Outros aprenderam a se exercitar através de videoaulas, o que é algo extremamente positivo.

Relacionamentos afetivos

As redes sociais permitem fazer novas amizades, porém, ajudam até mesmo a encontrar um novo amor. Por que não?

A ideia de que idosos viúvos ou que não têm um relacionamento amoroso há algum tempo não podem namorar é um tabu que deve ser quebrado. Idosos podem e devem encontrar um novo amor, caso queiram.

Prevenção em saúde

O uso de aplicativos pode facilitar e muito a rotina do idoso, inclusive, em questões relacionadas à saúde.

Algumas funcionalidades como a programação do horário de tomar remédios ou avisos para lembrar de beber água são ótimas aliadas nos cuidados, inclusive nessa fase da vida.

Maior independência

O domínio dos recursos tecnológicos faz com que os idosos tenham mais segurança e se sintam independentes, pois não precisarão da ajuda dos filhos ou parentes para fazer pesquisas e ter acesso ao que desejam.

Hoje em dia praticamente tudo pode ser feito através da internet, desde pedir comida por meio de e aplicativos fazer compras, até marcar consultas médicas e realizá-las on-line, então se o idoso está por dentro de todas essas artimanhas, com se sentir bem mais feliz por faze-las sozinho.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019