Existe um limite de idade para a cirurgia de catarata?

A catarata é a principal causa mundial de cegueira. As estimativas sugerem que cerca de metade das pessoas com idades entre 75 e 85 anos experimentou alguma perda de visão devido à catarata. 

No entanto, embora seja uma condição que afeta principalmente pessoas mais velhas, a condição pode surgir já aos 40 ou 50 anos e, em casos raros, as crianças podem até nascer com catarata congênita.

Obviamente, a gravidade do problema varia de pessoa para pessoa, mas com o tempo a catarata causará uma perda parcial e, por fim, total da visão. No entanto, a boa notícia é que quase sempre é tratável. 

Cerca de 95% das pessoas que fazem cirurgia de catarata descobrem que sua visão retorna ao nível anterior ao desenvolvimento da catarata.

Como a catarata afeta principalmente pessoas mais velhas, alguns pacientes se perguntam se ainda são adequados para cirurgia, mesmo em idade avançada. Então, há um limite máximo de idade para a cirurgia de catarata?

A resposta, essencialmente, é não. Embora cada paciente seja diferente – e depende de você e de seu cirurgião determinar se é a melhor opção para você – sua idade não é necessariamente um fator limitante.

 Na verdade, operações bem-sucedidas de catarata foram realizadas em pacientes de até 109 anos, com bons resultados. Então, quais são as principais considerações para remover uma catarata?

Quando remover sua catarata

Não há tratamento não cirúrgico para catarata. A única opção para restaurar a visão é remover e substituir as lentes naturais.

No entanto, não é o caso que uma catarata deva ser removida simplesmente porque está presente.

 Para muitas pessoas, a catarata não terá impacto real na vida cotidiana e, em tais casos, não é recomendado fazer uma operação de catarata, a menos que o impacto na visão piore.

Ao contrário da cirurgia ocular a laser, a remoção da catarata não é um procedimento eletivo e só deve ser realizada se for considerada necessária por você e seu cirurgião. 

Por exemplo, se a leitura se tornou difícil, é impossível dirigir e a qualidade de vida prejudicada, todos esses são motivos para considerar a cirurgia de catarata.

Um ou ambos os olhos?

Se você está sofrendo de perda de visão em ambos os olhos, a cirurgia geralmente será realizada em ambos os olhos, com várias semanas de intervalo. Isso se deve ao risco associado a qualquer procedimento cirúrgico. 

Ao manter as operações separadas, o risco de problemas ou infecção é reduzido significativamente. No entanto, os riscos são mínimos com este procedimento comum.

Outros limites para cirurgia

Como mencionado acima, a idade não é necessariamente um fator que limita a cirurgia de catarata. No entanto, existem certas condições e circunstâncias em que pode não ser melhor submeter-se ao tratamento. Isso pode incluir alguns dos seguintes:

Condições subjacentes – Condições como retinopatia diabética ou degeneração macular relacionada à idade podem limitar o que pode ser alcançado durante a cirurgia de catarata e afetar os resultados esperados.

Trauma ocular anterior – se você já sofreu algum dano ocular anterior em um acidente, este pode ser um fator limitante.

 Cirurgia anterior – seus olhos são muito delicados e a cirurgia ocular anterior pode limitar o espaço para cirurgia de catarata no futuro.

 Estágio da catarata – algumas formas muito avançadas de catarata podem não ser tratáveis, mas isso se aplica apenas em poucos casos.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019