Mantendo-se motivado para exercícios: dicas para adultos mais velhos

A atividade física é uma ótima maneira de os idosos obterem benefícios substanciais à saúde e manterem a independência.

Tente fazer do exercício uma prioridade. Lembre-se de que ser ativo é uma das coisas mais importantes que você pode fazer todos os dias para manter e melhorar a saúde.

Experimente estas dicas para ajudá-lo a se manter motivado para o exercício.

1. Encontre maneiras simples de tornar os exercícios divertidos e agradáveis

Algumas pessoas gostam de caminhar na esteira na academia. Outros acham esse tipo de atividade entediante.

A chave para persistir nos exercícios é torná-los interessantes e agradáveis. Seja criativo. Faça coisas que você goste, mas acelere o ritmo.

Faça os quatro tipos de exercício – resistência, força, equilíbrio e flexibilidade. A variedade ajuda a manter as coisas interessantes! Experimente algumas atividades novas para manter vivo o seu interesse.

2. Encontre maneiras de ajustar os exercícios ao seu dia

É mais provável que você faça exercícios se for uma parte conveniente do seu dia. Experimente fazer exercícios logo de manhã.

Combine a atividade física com uma tarefa que já faz parte do seu dia, como passear com o cachorro ou fazer tarefas domésticas.

Se você não tem 30 minutos para ficar ativo, procure três períodos de 10 minutos. Conforme você avança, adicione mais sessões de 10 minutos até atingir seu objetivo!

3. Faça do exercício uma atividade social

Muitas pessoas concordam que um “companheiro de exercícios” as mantém em movimento.

Faça uma caminhada durante o almoço com seus colegas de trabalho.

Experimente uma aula de dança – salsa, tango, zumba – depende de você.

Use as reuniões familiares como um momento para praticar esportes de equipe ou atividades ao ar livre. Mulheres se exercitando juntas.

Nota: Esteja seguro durante o COVID-19. Algumas dessas atividades podem não ser possíveis sob as restrições atuais ou aconselháveis ​​sob as diretrizes.

Entre em contato com o centro para idosos ou a academia local para ver se eles oferecem aulas de exercícios online ou vídeos de exercícios.

4. Acompanhe o progresso do seu exercício

A melhor maneira de se manter motivado é medir e comemorar seus sucessos:

  • Faça um plano de exercícios e atividades físicas que funcione para você.
  • Monitore sua atividade física diária.
  • Encontre novas maneiras de aumentar sua atividade física.
  • Acompanhe seu progresso mensal para ver melhorias.
  • Atualize seu plano de exercícios conforme você avança.

Dica rápida: recompensas por ser ativo

Não se esqueça de incluir recompensas em seu plano. Escreva algo que você fará por si mesmo quando as metas forem alcançadas.

E aproveite também para potencializar os seus resultados conhecendo os melhores termogênicos que irão ajudar nesse momento mais ativo.

Mime-se com algo especial: um filme, uma viagem ao museu, um novo audiolivro ou uma massagem. Comemore seus sucessos!

A atividade física tem sido cada vez mais importante e não tem mais idade para restringir.

Basta escolher aquela que você mais gosta para aproveitar todos os benefícios para o seu corpo e a sua mente.

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