Panela de ferro e saúde – Saiba a verdade

Nosso corpo possui necessidades que muitas vezes desconhecemos. Todos nós possuímos deficiência de algum mineral ou vitamina no nosso sangue e isso acaba acarretando em problemas de saúde futuros. O ideal mesmo seria que todos pudéssemos complementar a falta dessas vitaminas através da suplementação em cápsulas de minerais e vitaminas, com qualidade e certeza da eficiência.

As panelas de ferro possuem uma característica importante para nossa saúde, elas ajudam a liberar o mineral ferro na comida que é feita nessa panela. Por esse motivo, muitas pessoas recomendam o uso desse utensílio que em algumas partes do Brasil remete à época antiga. Mas será que essas panelas são tão benéficas assim? Será que tem problema guardar comida nela? Veja algumas verdades sobre a panela de ferro e saúde.

Liberação do mineral

Quando se cozinha com panela de ferro, são liberadas partículas do mineral ferro que se prendem à comida. A comida, por sua vez, acaba ganhando uma propriedade de suplemento natural, visto que quem ingerir irá também consumir o ferro liberado pela panela. Esse é um dos grandes motivos de muitas pessoas comprarem esse utensílio, pois, existem muitos benefícios em se consumir ferro, principalmente para evitar a anemia ferropriva. 

A panela de ferro fundido é a ideal para esse caso, pois, além de cozinhar muito bem os alimentos, ela concentra o sabor, podendo ser utilizado em temperaturas muito altas. Além disso, esse tipo de panela é antiaderente naturalmente, ou seja, diminui o consumo de óleo, sendo muito boa para preparar carne ou frituras. 

Cuidados com o excesso de ferro

Vimos sobre o benefício de se cozinhar utilizando panela de ferro. Mas podem existir coisas que ainda não sabemos sobre nosso corpo, seja por falta de exames de rotina ou porque ainda não se manifestaram no nosso organismo. E se o ferro agravar a longo prazo qualquer problema que tenhamos e ainda não saibamos, essa panela pode prejudicar nossa saúde. 

A conta é simples: ao consumirmos alimentos preparados nessa panela, estaremos também consumindo o mineral ferro, que dependendo do tempo que a comida passou na panela pode estar muito carregada do mineral.

Mas existe uma saída para esse problema: a panela de ferro esmaltado. Essa panela esmaltada possui as mesmas características da panela de ferro fundido, com exceção de que a camada esmaltada da panela impede a liberação do mineral ferro para o alimento. 

Utilização de menos óleo 

Além de todos os benefícios e vantagens apresentadas ao utilizar panelas de ferro, você também tem a possibilidade de utilizar menos óleo nos seus alimentos, reforçando a qualidade da sua saúde e mostrando o quanto esse utensílio pode ser benéfico para sua vida.

O melhor de tudo é que essa panela não utiliza PFC (perfluorocarbonos) que é um composto que possui substâncias químicas que podem estar ligadas ao câncer. Esse é mais um motivo para se utilizar panelas de ferro.

Então quando te falarem sobre algum tipo de panela muito boa para cozinhar, você já sabe sobre qual falar, não é mesmo? É muito importante saber dessas informações para prepararmos comidas suculentas e ao mesmo tempo saudáveis!

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019