Quais os funcionários necessários em um laboratório clínico?

Em um laboratório clínico é realizado alguns procedimentos para detectar problemas na nossa saúde. Esse ambiente de trabalho conta com profissionais qualificados para realizar o serviço com muita responsabilidade e segurança.

Um bom gestor vai em busca de profissionais que ajudem a empresa como um todo, e não é diferente em um laboratório de análises clínicas. Além de algumas ferramentas como software para laboratório, é importante também a contratação de alguns profissionais em diferentes áreas.

Se você está pensando em abrir um laboratório clínico ou está querendo se profissionalizar com a intenção de trabalhar nesse ambiente, veja então quais profissões compõem a cadeia de funcionários desse ambiente de trabalho.

Recepcionista

A função de recepcionista é necessária em diferentes áreas e tipos de trabalho. Em uma clínica de laboratório, esse profissional é o primeiro que tem contato direto com o cliente.

É ele também um dos responsáveis pelo bom atendimento prestado. Como toda empresa deseja passar a melhor impressão possível, esse funcionário precisa dar muita atenção ao cliente, ser cordial, prestativo, ajudando o cliente no que for possível.  

Para trabalhar nessa área, o recepcionista também deve ter uma noção básica na área da saúde. Dessa forma, ele poderá esclarecer algumas dúvidas em relação a alguns procedimentos.  

Auxiliar de coleta

Em uma clínica de laboratório também é necessário ter um auxiliar de coleta. Mas não é qualquer pessoa que pode se candidatar a essa função, pois para trabalhar como auxiliar de coleta é preciso fazer um curso técnico.

Esse profissional faz a catalogação das amostras, fica responsável por preencher documentos e arquivos, além de ajudar o técnico em análises clínicas no que ele precisar.

Técnicos de análises clínicas

Esse profissional é um dos responsáveis por construir a reputação de um laboratório. Ele é aquele que colhe os exames e faz todo o preparo para a análise biológica.

Esse profissional precisa ter contato direto com os pacientes, por isso precisa ser uma pessoa paciente e cordial com todos na hora de coletar os exames. Pois se o atendimento prestado não for de qualidade, o cliente com certeza não voltará na empresa e ainda repassa o mal atendimento.  

É natural que as pessoas fiquem nervosas na hora de coletar alguns exames, como o de sangue, por exemplo, e por isso mesmo esse profissional precisa aplicar algumas estratégias para acalmar o paciente, sempre de maneira branda e com muito respeito.

Equipe de limpeza

A equipe de limpeza não pode ser esquecida. Esses profissionais são extremamente necessários nesses ambientes, pois a limpeza do local vai falar mais do que qualquer outra coisa.

Eles são fundamentais para limpar o local e fazer o descarte de alguns materiais de forma correta.

Além disso, como se trata de um ambiente de exames, qualquer tipo de sujeira, por menor que seja, pode comprometer o resultado do exame.

Farmacêutico e biomédico

Uma clínica de laboratórios também precisa ter profissionais como farmacêuticos e biomédicos. Eles são ainda mais necessários para a realização de exames toxicológicos, garantido a qualidade do serviço ali realizado.

Esses dois tipos de profissionais são responsáveis por fazer pesquisas de novos agentes, criando tecnologias novas e orientando os outros profissionais da equipe.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019