Quais os mitos e verdades do exame de próstata?

Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais afeta a população masculina no país. A taxa de ocorrência só não é maior que o câncer de pele.

Existem vários fatores que podem contribuir para o surgimento do câncer de próstata, mas o mais interessante é que a maioria dos homens se negam a fazer o exame que detecta esse tipo de câncer.

Muitos desses homens acreditam que o exame de toque retal, que é um dos exames capazes de detectar problemas na próstata, ferem sua masculinidade. Por este motivo, evitam até mesmo falar sobre o assunto.

Mas existem muitos mitos em torno desse exame e é justamente sobre isso que vamos falar agora.

Como é realizado o exame?

O exame de próstata é realizado por meio do toque retal. Muitas pessoas pensam que é um exame longo e doloroso, mas a verdade é totalmente ao contrário. É um exame rápido, durando apenas cerca de cinco segundos, e não causa dor alguma. Somente por isso, não existe motivo para não fazê-lo.  

Quem pode fazer esse exame?

Esse exame não pode ser feito por todos os homens, em qualquer faixa etária, não é assim. É um exame direcionado para homens que atingiram a idade de 40 anos. Agora, existem situações em que o médico pode solicitar esse exame antes da idade determinada, mas isso só quando ele suspeita de alguma coisa em outros exames complementares.  

Além disso, somente médicos capacitados em clínicas ou hospitais podem fazer tal exame em seus pacientes.

Qual a taxa de mortalidade?

A taxa de mortalidade de homens com câncer de próstata é muito alta. Para ter uma ideia, o INCA informou em um relatório que de todos os pacientes que têm essa doença, 25% morrem. Então não se engane pensando que é uma doença fácil de lidar.

Somente idoso sofre com isso?

Outro mito que circula em algumas regiões é que o câncer de próstata é uma doença de idoso. Esse tipo de câncer pode e atinge homens de todas as idades, claro que a parte mais afetada vão ser homens de mais idade, mas ninguém está livre.

O exame deve ser realizado periodicamente?

Sim, o exame deve ser feito todos os anos ou periodicamente. O câncer é uma doença silenciosa e a única forma de descobrir a tempo de se tratar é por fazer exames regulares.

Homens negros tem uma incidência maior?

Sim, não se sabe ainda o motivo, mas já foi comprovado que os homens negros tem uma maior chance de desenvolver este tipo de câncer. Por isso, é tão necessário fazer o exame todos os anos.

Exame de toque retal provoca dor?

Não, essa é uma mentira muito propagada, mas a verdade é que é um exame rápido e indolor. É fácil ouvir alguns homens que passaram pelo exame, relatarem que se soubessem antes que o exame não doía, já teriam feito.

Somente exame laboratorial resolve?

Não, somente o exame laboratorial não resolve. É preciso fazer outros exames complementares, principalmente o exame da próstata para ter um diagnóstico correto.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019