Qual o melhor lugar para uma pessoa idosa morar?

Todo aquele que convive com um idoso em casa sabe as dificuldades e limitações que essas pessoas têm para realizar as atividades diárias do dia a dia. Elas também têm desejos e necessidades diferentes de pessoas de outras faixas etárias.

Por isso, sempre que pensarmos em melhorar a qualidade de vida de uma pessoa idosa, precisamos analisar várias coisas. Uma delas é a região onde o idoso reside. Alguns locais podem contribuir para problemas de saúde e outros problemas como a dificuldade para socializar com outras pessoas.

Se você também tem uma pessoa idosa na família e se importa com a qualidade de vida dela, então veja algumas dicas sobre como escolher o melhor lugar para morar.

Localização do bairro

A localização do bairro é uma das primeiras coisas que você deve analisar. Antes de providenciar a mudança de endereço, verifique o que tem ao redor da localidade, assim você vai evitar ter surpresas desagradáveis.

Veja se há lugares como praças e parques ao redor, para que o idoso possa aproveitar em alguns momentos esses ambientes.

Para que você entenda, vamos usar como exemplo o Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Próximo ao edifício Areia Leblon você tem a praça Antero de Quental e a praia. Locais ideais para passear com o idoso. Sem falar que tem muitas residências e alguns pontos comerciais.

Esse tipo de localização é perfeito para quem tem idoso, pois pode encontrar tudo pertinho de sua residência.   

Mobilidade urbana

Outro ponto muito importante que não pode passar despercebido é quanto a mobilidade urbana. Com a grande correria do dia, o tempo é ouro. Mas alguns locais não contribuem para isso.

Às vezes o acesso a determinado bairro é tão complicado e demorado, fazendo uma pessoa perder muito tempo. Então, ao escolher um local para morar com um idoso, analise se há pontos de ônibus, vias de acesso, se há ciclovias e também estações de metrô.

Morar em um local que seja de fácil acesso faz toda a diferença na vida das pessoas da terceira idade.  

Segurança do local

A segurança é outra questão que precisa de atenção. Não adianta escolher um bairro que tenha várias vantagens, quando a segurança é precária. Então, antes de qualquer coisa, analise se há segurança no local que pretende morar.

Converse com outros quanto a presença de policiais e patrulhamento. Afinal de contas, ninguém deseja que seu idoso passe por situações que coloquem a vida dele em risco.

Acesso a serviços essenciais

Outro requisito que também faz muita diferença quando pensamos em um idoso é se o local onde ele vai morar tem serviços essenciais de fácil acesso. Por exemplo, será que o bairro tem postos de saúde próximos? Em farmácia a quanto metro de distância? E a feira, onde fica?

Tudo precisa ser pensado de acordo com a rotina e velocidade de uma pessoa idosa.  

Geografia e clima

Você já pensou como seria se uma pessoa idosa tivesse que morar em uma rua com ladeira? Ou digamos que a região é muito quente, como será a vida dessa pessoa?

É preciso escolher locais planos e que sejam arborizados, com uma temperatura mais agradável. Dessa forma, vamos contribuir para o bem-estar de uma pessoa cheia de limitações.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019