Saiba como se organizar para receber um idoso em seu lar

A maior parte dos lares brasileiros tem um familiar idoso. Faz parte da nossa cultura, cuidar do parente idoso na nossa casa e essa pode ser uma etapa da nossa vida muito gratificante, pois aprendemos com a voz da experiência.

Mas para que esse convívio seja o melhor possível, é importante analisar se a sua casa está preparada para receber uma pessoa mais velha. Isso vai garantir a segurança não só do familiar idoso como também mais tranquilidade para o ambiente em geral.

Veja agora algumas dicas do que você pode fazer em seu lar para receber uma pessoa idosa por tempo permanente.  

Verifique os acessos da casa

Algumas casas costumam ter pisos e degraus altos. Mas esse pode ser um grande empecilho para o idoso andar pelo ambiente. Deste modo, providencie rampas para serem instaladas na parte externa, evitando que o idoso tente subir e termine caindo.

No banheiro, instale as barras de apoio, feitas com um material firme. Se sua casa tiver escadas, o ideal é colocar corrimão dos dois lados.

É aconselhável acomodar o idoso na parte térrea da casa, para que ele não precise subir escadas. Se todos os membros da família precisam ficar fora de casa durante o dia, o melhor é contratar um cuidador de idosos por meio de help home care rj.   

Escolha o piso apropriado

Ao envelhecer, muitas pessoas desenvolvem várias doenças, entre elas problemas articulares. Esse problema dificulta a locomoção do idoso, por isso é bom escolher o piso para alguns ambientes da casa.

Hoje em dia no mercado há vários tipos de pisos antiderrapantes, que vão evitar que o idoso escorregue e se machuque. Em superfícies molhadas esse risco é ainda mais alto. Por isso, coloque pisos antiderrapantes em locais como banheiro e áreas externas.  

Se o seu piso é de madeira, neste caso, evite dar o polimento, para que ele não se torne escorregadio e o idoso venha se acidentar.   

Dê atenção a iluminação

A vista de uma pessoa idosa não é a mesma coisa que uma pessoa mais jovem, por isso a iluminação é outro ponto importante que você precisa dar atenção.

Uma boa iluminação vai ajudar o idoso a visualizar melhor o ambiente onde vive e evitar acidentes ao esbarrar com algum móvel que não tenha visto.

Se sua casa tem cortinas, prefira tons claros que contribuem para o ambiente ficar um pouco mais iluminado. Além disso, instale luminárias ou pontos de luz em locais como escadas ou em áreas que têm algum degrau.     

Deixe o local mais ventilado

Uma casa ventilada faz bem não apenas para pessoas idosas, todos terminam se beneficiando. A ventilação ajuda a eliminar fungos e bactérias que poderiam causar problemas respiratórios.

Sendo assim, mantenha as janelas abertas. Se sua casa não tem janelas providencie uma, se for possível fazer uma reforma.

Escolha bem a mobília

É importante lembrar que o idoso gosta de se apoiar em móveis enquanto anda pela casa. Por isso, ao escolher a mobília, escolha uma produzida com material resistente. Os tapetes devem ser os mais finos possíveis. Camas, cadeiras e sofás, devem ser numa altura em que o idoso não tenha dificuldade para sentar ou subir.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019