Saúde e Bem Estar em Pauta: Tudo o que você precisa saber sobre a prática de yoga na terceira idade!

A prática de yoga tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas de todas as idades. No entanto, especialmente na terceira idade, o yoga pode oferecer muitos benefícios para a saúde física e mental. 

Com o envelhecimento, é comum que o corpo comece a apresentar limitações e dores, mas o yoga pode ajudar a melhorar a flexibilidade, a força muscular e a reduzir o estresse e a ansiedade. 

Além disso, a prática pode ser adaptada para pessoas com mobilidade reduzida ou outras condições de saúde. Neste artigo, você irá aprender tudo o que precisa saber sobre a prática de yoga na terceira idade e como ela pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos idosos. Confira!

1. A yoga permite que os idosos tenham maior autonomia na realização de tarefas

A prática de yoga na terceira idade pode trazer diversos benefícios para a saúde e bem-estar dos idosos. Uma das vantagens mais importantes é o aumento da força, flexibilidade e mobilidade circular.

Essas melhorias funcionais ajudam diretamente na realização de tarefas cotidianas, permitindo maior autonomia e independência para os idosos praticantes. Então, seja em aulas de yoga online ou presenciais, os resultados com certeza serão os melhores.

2. A yoga auxilia no equilíbrio

Um dos processos naturais que ocorrem durante o envelhecimento é a perda de equilíbrio, que pode ser agravada por várias condições, incluindo distúrbios do sono. Isso afeta cada pessoa de forma diferente, e as quedas, que podem levar a fraturas, são consequências frequentes. 

No entanto, o yoga, com suas posições diversas, podem auxiliar muito para que o idoso tenha mais equilíbrio e evite acidentes.

3. A yoga melhora a capacidade de concentração e a memória

Um estudo publicado no Journal of Physical Activity and Health mostra que apenas 20 minutos diários de yoga já são suficientes para melhorar as capacidades cognitivas. 

Os exercícios de meditação e respiração realizados na prática de yoga ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e estresse (que falaremos mais a seguir), resultando em uma maior capacidade de concentração e fortalecimento do sistema cognitivo, incluindo a memória que começa a falhar na terceira idade. 

Por ser uma atividade leve e recomendada para a terceira idade, é importante consultar um médico antes de começar a praticar, pois alguns exercícios de respiração ou posições podem precisar ser evitados. Portanto, é essencial repassar as recomendações do médico ao instrutor para que as atividades possam ser adaptadas, se necessário.

4. A yoga contribui na diminuição da ansiedade, do estresse e da pressão arterial

A prática de yoga traz uma série de benefícios para a terceira idade, e um dos mais importantes é o relaxamento que é proporcionado pelos exercícios de meditação e respiração. 

Esse relaxamento ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, o que por sua vez leva a uma diminuição da pressão arterial. 

Afinal, a sensação de relaxamento promovida pela yoga diminui a produção de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina. 

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