Saúde sexual e envelhecimento: mantenha a paixão viva

O sexo para os mais velhos é algo tão comum e positivo quanto para os jovens, sabia? Antigamente, não havia muitos dados para essa área.

Muitas pessoas achavam que com a idade, o sexo se tornava apenas coisa do passado. Atualmente, já sabemos que quem passou dos 70 anos ou mais, merece uma vida sexual ativa e gratificante.

Quais adultos mais velhos são os mais ativos sexualmente?

Uma pesquisa mostrou que os fatores que estão associados a uma vida sexualmente ativa e saudável são os seguintes:

  • Atitude positiva em relação à sexualidade
  • Ser casado ou coabitar
  • Tendo um relacionamento muito feliz
  • Ter um parceiro fisicamente e mentalmente saudável
  • Boa saúde física e mental
  • Dormir bem
  • Beber álcool mais de três vezes por semana

Depois dos 70 anos, um estudo também descobriu que as pessoas tinham menor probabilidade de ter uma atividade sexual com um parceiro mais velho ou caso tenham alguma doença.

Por que os idosos estão fazendo mais sexo?

As possíveis explicações para essa tendência incluem:

As pessoas vivem mais e agora são saudáveis porque procuram sexo na terceira idade.

A média de idade de 70 anos hoje em dia é bem mais saudável do que comparada com 1970.

As disfunções sexuais também podem ser tratadas, com os homens tendo acesso a diferentes medicamentos para tratarem.

A cultura também mudou. As expectativas de vida são diferentes e o mundo tem mais abertura para falar sobre isso.

Foque no bem-estar

Temos uma chance muito maior de aproveitar o sexo por muito mais tempo na velhice. Depois dos 70 anos, não chegou a hora de parar.

Cada vez mais pessoas chega nessa idade com uma ótima saúde e com um relacionamento que ainda abre espaço para isso.

As atitudes relacionadas ao sexo mudaram muito nos últimos anos, onde mais pessoas envelhecem e esperam aproveitar esses benefícios.

Assim, ter uma vida ativa, seja de atividade física, cuidados de saúde mental, mas principalmente com uma vida sexualmente ativa, mostrando que seus benefícios valem a pena.

Familiares e sexo

Os pais tem bastante medo de ter uma conversa sobre o assunto sexo com seus filhos e para os idosos, muitos temem também ter a conversa com seus filhos ou cuidadores.

A intimidade é importante em qualquer idade. O tema ser um tabu mostrou que é uma conversa importante para que haja um envelhecimento saudável.

A sexualidade ajuda a combater a solidão e depressão conforme envelhecemos.

Mas ainda mostra que muitos idosos que tem uma vida sexualmente ativa tem uma vida melhor quando falam sobre isso com familiares e cuidadores.

A atividade sexual traz muito bem estar entre os mais velhos, trazendo prazer em toda a vida. Por isso, é importante discutir aberta e francamente com a família sobre isso.

Todo mundo tem a necessidade de se conectar fisicamente de maneira intima e emocional com outras pessoas, principalmente por conta dos benefícios.

É importante também reconhecer o papel que esse tipo de situação desempenha na proteção de privacidade, assim como independência de um idoso.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019