Tudo o que você precisa saber antes de contratar os serviços de um cuidador de idosos!

O cuidador de idosos é um profissional que tem sido muito procurado atualmente. Isso mostra que a população brasileira a cada dia que passa tem envelhecido. Com o número de idosos crescendo, cresce também a necessidade de profissionais qualificados.

No entanto, ter um profissional cuidando de um parente, pode exigir uma despesa maior. Afinal, estamos falando de um cuidado exclusivo. Também é fundamental avaliar o currículo do cuidador antes de sua contratação.

Neste artigo, você vai saber mais sobre o que é necessário compreender antes de contratar os serviços de um cuidador de idosos!

Cuidador de idosos

O cuidador de idosos é um profissional capacitado e habilitado para cuidar de todas as necessidades do paciente da terceira idade.

Esse profissional sabe como administrar medicamentos, as maneiras corretas de dar banho independente das circunstâncias do paciente, além disso, se for preciso alimentar o idoso, cuida para que ele não se acidente, contribui para o convívio social e muito mais.

Por onde contratar um cuidador de idosos?

O cuidador de idosos pode ser contratado por agências e também por empresas especializadas, conhecidas como Home Care. Muitas pessoas também se profissionalizam e atuam de maneira independente, contratadas diretamente pelo contratante.

Dicas para contratar um cuidador de idosos

Na hora de contratar um cuidador de idosos é preciso ter alguns cuidados. Por isso, vamos dar dicas para você fazer uma boa escolha.

Avalie as suas condições financeiras

A primeira dica é para você entender se esse tipo de contratação não vai trazer problemas financeiros para sua família. Você sabe quanto ganha um cuidador de idosos noturno? Já procurou saber o salário desse profissional na sua região?

É preciso fazer uma avaliação correta de valores para que, ao contratar esse profissional, você não fique no vermelho. Mesmo diante da necessidade, às vezes o melhor a fazer é esperar mais um pouco e enquanto isso, se programar financeiramente.

Considere as necessidades do idoso

É preciso também considerar as necessidades do idoso. Quais os problemas que ele tem? Ele é dependente completamente de outra pessoa? É um idoso que precisa apenas de companhia? Tudo precisa ser avaliado.

Essa avaliação é muito importante porque no ato da contratação, você precisa dizer para o profissional as necessidades do idoso. Além disso, tem situações em que a solução pode vir através de outros caminhos, que não a contratação de um cuidador de idosos.

Defina alguns requisitos básicos para o profissional

Se você vai contratar esse profissional precisa definir alguns requisitos básicos. Por exemplo, você precisa ver o currículo e o certificado do curso, para ter a certeza que ele é qualificado para o serviço.

Também observe se o profissional sabe manusear alguns aparelhos, se tem estrutura física para carregar o idoso caso seja necessário, se tem algum vício como, por exemplo, ser fumante. Tudo isso vai ajudar você a fazer uma boa contratação.

Solicite ao cuidador seus antecedentes

Solicitar os antecedentes criminais é fundamental, afinal uma pessoa que você não conhece vai ficar na sua casa com um parente seu. Por isso, além dos antecedentes, procure referências sobre o profissional.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019