Veja o que é preciso para deixar a casa mais segura para um idoso

Quando se fala em deixar uma casa mais segura para um idoso, logo muitas pessoas pensam no banheiro. Mas não é apenas esse cômodo que merece atenção quando um lar tem algum idoso, mas sim todos os cômodos da casa.

Hoje em dia já observamos uma mudança significativa na qualidade de vida de alguns idosos e nem todos têm a mesma necessidade, mas para todos os casos vale mais o ditado “melhor prevenir do que remediar”.

Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas para deixar um ambiente mais seguro para uma pessoa idosa.  

Deixe o ambiente mais iluminado

O lar que mora um idoso precisa ter uma boa iluminação, pois nessa altura da vida, a visão já não é mais 100%. Desta forma, providencie janelas que confira o maior nível de claridade possível.

Outra dica também é usar no ambiente a porta balcão alumínio. Essa porta além de muito bela, vai deixar o ambiente mais claro. Você também pode pintar a casa com cores claras, que também vai contribuir para um ambiente mais iluminado.

Evite o uso de tapetes pela casa

O tapete é um dos principais vilões quando o assunto é queda nessa idade. Esse objeto pode oferecer risco de morte para um idoso. É preciso lembrar que o que parece ser tão simples para a maioria, não é mais para uma pessoa da terceira idade.

Com a falta de movimentos rápidos e com a locomoção mais lenta, os idosos têm uma dificuldade maior para andar e o tapete compromete a segurança de tal cidadão. Por isso, se for usar tapete, coloque-o em um cômodo que o idoso não tenha acesso.

Coloque barra de apoio em alguns cômodos

A barra de apoio é uma peça que deve estar em vários cômodos da casa e não apenas no banheiro. Essa barra vai contribuir para que o idoso ande pela casa com mais segurança, diminuindo os riscos de acidente.

Sendo assim, providencie as barras de apoio para os cômodos que o idoso costuma transitar como sala, terraço, quarto e banheiro.

Instale corrimão nas escadas

O corrimão é outro objeto necessário em um lar que tem idoso, especialmente se esse lar tiver escadas ou degraus. O corrimão também pode ser colocado em corredores e em locais que tenham algum desnível no piso.

Além do corrimão, providencie também fitas antiderrapantes em alguns locais da casa, especialmente aqueles que podem receber água no piso.

Deixe o banheiro adaptado

O banheiro deve ser adaptado para uma pessoa idosa, pois é um dos principais locais responsáveis por acidentes. Além da barra de apoio, coloque também no piso tapetes de ventosa, que fixam no chão e não escorrega no molhado.

O piso também precisa ser de um material antiderrapante, para evitar acidentes. Aumente o assento do vaso sanitário, para dar mais estabilidade para o idoso.

Deixe os fios presos a parede

Os fios precisam estar presos a parede, ou seja, não podem ficar soltos pelo chão para que o idoso não tropece e caia. Evite também deixar fios de extensão pelo chão da casa.

More to explorer

Across.

Com mais de 10 anos no mercado, nossa empresa busca desenvolver um departamento de recursos humanos alinhado e competente que auxilie na organização de recrutamentos e seleções, além da retenção de talentos.

Contato.

Todos os direitos reservados – Across RH 2019